QUESTIONÁRIO sobre estes RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS criados em forma de «Jogos interativos de Português»

 Olá a todos.

Espero que este novo Ano Letivo  2020-2021 esteja a correr bem para todos.

Tal como prometido, aqui deixo o link para poderem responder ao Questionário, a todos os colegas que utilizaram estes Recursos Educativos Digitais.

Com ele pretendo fazer um estudo com o objetivo de compreender e avaliar os efeitos da utilização destes recursos educativos digitais no desenvolvimento de competências do Português e/ou  de outras competências, nos vossos alunos.

Grata pela vossa colaboração e partilha do link do QUESTIONÁRIO.

https://forms.gle/z7Tmw2r27E7ws8HJ8


Vídeo Final do ano de 19-20- A Criação de RED de Português, em contexto de "Pandemia COVID19"


O final do ano 2019-2020 levou a um balanço final positivo sobre a criação destes Recursos Educativos Digitais (RED) em forma de Jogos Interativos de Português (em contexto de "Pandemia COVID 19").
Conseguimos motivação nos alunos que, apesar da sua tenra idade, do ensino remoto  de emergência e de se verem privados da presença fisica dos seus professores, se empenharam, motivaram e desenvolveram competências do Português assim como de outras disciplinas ou outras áreas transversais como as TIC.

O meu obrigada pelo trabalho colaborativo que sempre existiu no Grupo de Professores do 2.º ano do AEZUFF.
Obrigada também a todos os colegas que os utilizaram e os partilharam com os seus alunos.

JUNTOS APRENDEMOS MAIS!



14- Jogo Interativo de Português- «A MENINA GOTINHA DE ÁGUA» - 1.º e 2.º anos


Objetivos: Ouvir a História de «A Menina Gotinha de Água» Compreender a história Memorizar e associar imagens da Gotinha, em pares iguais Escrever palavras cruzadas, de acordo com os locais por onde a personagem principal da história passou Identificar e escrever o plural de palavras Ligar e completar frases de acordo com a história Treinar a velocidade leitora Resolver exercícios de consciência fonológica Tipologia: jogo interativo Público-alvo: 1.º Ciclo do Ensino Básico (aconselhado a partir do 1.º ano) Domínio(s): educação literária, leitura, escrita, gramática

13-Jogo Interativo de Português - 2.º ano - «O dia em que me tornei pássaro»


Objetivos: Ouvir a História de «O dia em que me tornei pássaro» Compreender a história Memorizar e associar figuras de pássaros, em pares iguais Preencher lacunas em frases. Ler, em voz alta, o texto sobre a história «O dia em que me tornei pássaro». Separar em certo/errado frases sobre a interpretação da história Construir frases ordenando, letras em palavras e palavras nas frases Descobrir as palavras mais adequadas, nas frases, de acordo com a história. Identificar classes de palavras Escrever palavras cruzadas, de acordo com a nomenclatura de Texto em Banda Desenhada Tipologia: jogo interativo Público-alvo: 1.º Ciclo do Ensino Básico (aconselhado a partir do 2.º ano) Domínio(s): educação literária, leitura, escrita, gramática

12- Jogo Interativo de Português - 1.º ano «O dia em que me tornei pássaro»


Objetivos: Ouvir a História de «O dia em que me tornei pássaro» Compreender a história Memorizar e associar figuras de pássaros, em pares iguais Preencher lacunas em frases. Ler, em voz alta, o texto sobre a história «O dia em que me tornei pássaro». Separar em certo/errado frases sobre a interpretação da história Construir frases ordenando, letras em palavras e palavras nas frases Descobrir as palavras mais adequadas, nas frases, de acordo com a história. Tipologia: jogo interativo Público-alvo: 1.º Ciclo do Ensino Básico (aconselhado a partir do 1.º ano) Domínio(s): educação literária, leitura, escrita, gramática

11- Jogo Interativo de Português - 2.º ano «A Manta - Uma história aos quadradinhos de tecido»


Objetivos: Ouvir a História de «A Manta» Compreender a história Ler palavras e construir frases Descobrir sons comuns nas palavras (consciência fonológica) Selecionar adjetivos adequados às características de nomes da história Escrever palavras cruzadas, de acordo com a história e a construção da Manta Conjugar diferentes verbos nos tempos Presente e Futuro do Indicativo Identificar as pessoas do singular e do plural, na conjugação verbal Aplicar as interjeições mais adequadas em frases com lacunas. Tipologia: jogo interativo Público-alvo: 1.º Ciclo do Ensino Básico (aconselhado a partir do 2.º ano) Domínio(s): educação literária, leitura, escrita, gramática

10 - Jogo Interativo de Português 1.º ano- «A MANTA - Uma história aos quadradinhos de tecido»



Objetivos: Ouvir a História de «A Manta» Compreender a história Ler palavras e construir frases Descobrir sons comuns nas palavras (consciência fonológica) Selecionar adjetivos adequados às características de nomes da história Tipologia: jogo interativo Público-alvo: 1.º Ciclo do Ensino Básico (aconselhado a partir do 1.º ano) Domínio(s): educação literária, leitura, escrita, gramática

9- Jogo interativo - Português - 2.º ano - «Corre corre cabacinha»


Objetivos: Ouvir a História de «Corre corre cabacinha» Compreender a história Ordenar doces, conforme a sua sequência na história Identificar o singular e o plural de palavras Colocar por ordem alfabética diversas palavras relacionadas com a história Ligar frases com os conectores adequados Selecionar adjetivos adequados às características dos nomes da história Identificar classes de palavras Completar lacunas em frases identificando palavra e a sua classe Conjugar o verbo enganar no tempo Presente do Indicativo Conjugar o verbo enganar no tempo Passado Conjugar o verbo enganar no tempo Futuro Ler a sistematização sobre conjugação verbal de verbos regulares (1.ª conjugação). Tipologia: jogo interativo Público-alvo: 1.º Ciclo do Ensino Básico (aconselhado a partir do 2.º ano) Domínio(s): educação literária, leitura, escrita, gramática

8- Jogo interativo - Português - 1.º ano - «Corre corre cabacinha»



Objetivos: Ouvir a História de «Corre corre cabacinha» Compreender a história Ordenar doces, conforme a sua sequência na história Identificar o singular e o plural de palavras Colocar por ordem alfabética diversas palavras relacionadas com a história Tipologia: jogo interativo Público-alvo: 1.º Ciclo do Ensino Básico (aconselhado a partir do 1.º ano) Domínio(s): educação literária, leitura, escrita, gramática

7- Jogo interativo Português 2.º ano O Têpluquê

Objetivos: Ouvir a História de « O Têpluquê» Compreender a história Separar palavras em sílabas Classificar palavras quanto ao n.º de sílabas Formar novas palavras (consciência fonológica) Escrever o plural de palavras Identificar acentos e sinais de escrita Identificar verbos Associar os verbos ao seu infinitivo Conjugar o verbo dividir no tempo Presente do Indicativo Descobrir o tempo verbal (verbos da 2.ª e 3.ª conjugação) Ler a sistematização sobre conjugação verbal de verbos regulares (2.ª e 3.ª conjugação). Tipologia: jogo interativo Público-alvo: 1.º Ciclo do Ensino Básico (aconselhado a partir do 2.º ano) Domínio(s): educação literária, leitura, escrita, gramática

6- Jogo Interativo -Português 1.º ano -O Têpluquê

Objetivos: Ouvir a História de « O Têpluquê» Compreender a história Separar palavras em sílabas Classificar palavras quanto ao n.º de sílabas Formar novas palavras (consciência fonológica) Escrever o plural de palavras Identificar acentos e sinais de escrita Tipologia: jogo interativo Público-alvo: 1.º Ciclo do Ensino Básico (aconselhado a partir do 1.º ano) Domínio(s): educação literária, leitura, escrita, gramática

5- Jogo interativo Português 1.º ano- «Avós» história de Chema Heras e Rosa Osuno

Objetivos: Ouvir a História de «Avós» Compreender a história Associar imagens à palavra Colocar por ordem alfabética diversas palavras relacionadas com a história Separar palavras em sílabas Identificar a sílaba tónica de cada palavra Tipologia: jogo interativo Público-alvo: 1.º Ciclo do Ensino Básico (aconselhado a partir do 1.º ano) Domínio(s): educação literária, leitura, escrita, gramática

4-Jogo Interativo Português - 2.º ano - «Avós» história de Chema Heras e Rosa Osuna

Objetivos: Ouvir a História de «Avós» Compreender a história Associar imagens à palavra Colocar por ordem alfabética diversas palavras Identificar classes de palavras Identificar os tempos verbais do Presente do Indicativo Identificar os tempos verbais Separar palavras em sílabas Classificar palavras quanto ao n.º de sílabas Identificar a sílaba tónica de cada palavra Treinar a leitura de textos (resumo da história) Tipologia: jogo interativo Público-alvo: 1.º Ciclo do Ensino Básico (aconselhado a partir do 2.º ano) Domínio(s): educação literária, leitura, escrita, gramática

3-Jogo interativo Slide Português 1.º ano - «Hansel e Gretel»

Objetivos: Ouvir a História de «Hansel e Gretel» Compreender a história Associar imagens ao seu significado Tipologia: jogo interativo Público-alvo: 1.º Ciclo do Ensino Básico (aconselhado a partir do 1.º ano) Domínio(s): educação literária, leitura, escrita

2- Jogo Interativo Slide - Português 2.º ano - «Hansel e Gretel»

Objetivos: Ouvir a História de «Hansel e Gretel» Compreender a história Associar imagens ao seu significado Identificar sinais de pontuação Completar frases Conjugar o Verbo Comer no tempo Presente do Indicativo Identificar os tempos verbais Identificar o verbo, na frase Identificar o infinitivo de cada verbo Treinar a identificação dos tempos verbais Tipologia: jogo interativo Público-alvo: 1.º Ciclo do Ensino Básico (aconselhado a partir do 2.º ano) Domínio(s): educação literária, leitura, escrita, gramática

1- Jogo interativo Slide - Português 2.º ano - «A casa da Mosca Fosca»

Objetivos: Ouvir a História da Casa da Mosca Fosca Compreender a história Associar imagens de personagens da história aos nomes correspondentes (palavras) Identificar a entrada sequencial das personagens na história Tipologia: jogo interativo Público-alvo: 1.º Ciclo do Ensino Básico (aconselhado a partir do 1.º ano) Domínio(s): educação literária, leitura, escrita