14- Jogo Interativo de Português- «A MENINA GOTINHA DE ÁGUA» - 1.º e 2.º anos


Objetivos: Ouvir a História de «A Menina Gotinha de Água» Compreender a história Memorizar e associar imagens da Gotinha, em pares iguais Escrever palavras cruzadas, de acordo com os locais por onde a personagem principal da história passou Identificar e escrever o plural de palavras Ligar e completar frases de acordo com a história Treinar a velocidade leitora Resolver exercícios de consciência fonológica Tipologia: jogo interativo Público-alvo: 1.º Ciclo do Ensino Básico (aconselhado a partir do 1.º ano) Domínio(s): educação literária, leitura, escrita, gramática

17 comentários:

  1. Está muito giro. Parabéns a si e aos seus alunos!

    Professora 1º ciclo

    ResponderEliminar
  2. Agradeço o seu comentário colega. É bom receber o feedback deste trabalho. Os meus alunos adoraram participar, de forma crescente, nestes Jogos Interativos. Sentiram-se motivados, melhoraram e desenvolveram competências e adoraram poder consolidar os conteúdos de Português neste sistema dos Josgos Interativos. Os Recursos Educativos Digitais podem e devem servir para aplicação no ensino e, nesta fase de Distanciamento Social vieram fazer toda a diferença! Nós professores temos de nos ir readaptando aos novos desafios! A partilha também provou ser profícua! Muito obrigada e partilhe o Blogue com mais colegas! :)

    ResponderEliminar
  3. Anabela, fico grata por teres partilhado estes materiais. Enviei, para os meus alunos, todos o jogos referentes às histórias das Aulas RTP e a adesão foi muito boa. Obrigada.
    Professora: Isabel Bernardes

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada! Excelente trabalho que tive o prazer de partilhar com os meus alunos.

    ResponderEliminar
  5. Colega, muito obrigada por deixar aqui o seu feedback!
    Fico feliz que estes Recurso Educativos Digitais sejam úteis para o desenvolvimento e consolidação de aprendizagens de mais alunos. Bem haja!

    ResponderEliminar
  6. Trabalho fantástico que, como colega de escola/grupo, tive o privilégio de acompanhar de perto, ao longo do 3º período.
    Os jogos interativos foram um recurso digital nas aulas síncronas de Português, como forma de desenvolver a compreensão das histórias apresentadas e de abordar os conteúdos gramaticais semana a semana, de uma forma lúdica e envolvente.
    Após partilha, na Plataforma Classroom, os alunos acediam ao jogo e praticavam, de forma autónoma e divertida "aprendendo a brincar". O feedback não poderia ter sido melhor, os alunos estavam sempre na expectativa do próximo jogo e os resultados foram muito positivos a nível do desenvolvimento e da consolidação dos conteúdos de Português e do desenvolvimento de competências das TIC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá colega
      Muito grata! A partilha desta experiência é muito importante! Esta só resultou por isso mesmo, houve sugestões, dos colegas de grupo, que semana a semana eu tentava incluir nos jogos, com melhorias no som, no tipo de jogos alguns até já de certo modo gamificados com atribuíção de prémios....enfim, fui tentando incluir «novidades» para tornar os jogos mais interativos e apelativos para os nossos alunos, criando-lhes cada vez mais gosto por «aprender brincando»! Muito grata! Bem haja!

      Eliminar
  7. Olá Anabela boa tarde!
    Eu sou a Fernanda e sou da Escola Azul e tal como pediu vim ver os atividades e comentá-las. Achei muito interessantes e úteis para os mais pequenos. Aprendem de uma forma bastante descontraída. Fez muito bem em as partilhar no Grupo Escola Azul.
    Um grande bem haja e mais uma vez muitos parabéns por estas iniciativas.

    ResponderEliminar
  8. Olá Fernanda! Gosto de receber a opinião de quem lida com crianças. A reação dos meus alunos que os ilustraram, assim com dos alunos do AEZUFF que os jogaram tem sido muito positiva. Irei recolher mais dados para averiguar a importância destes RED na motivação dos alunos para as suas aprendizagens e desenvolvimento de competências. Obrigada!

    ResponderEliminar
  9. Olá Anabela! Muito grata pela partilha. No E@D, estes Recursos Educativos Digitais foram uma mais valia para complementar as atividades enviadas alusivas à história da semana.
    Se tiveres material para o 3º ano, envia. Será muito bem vindo. Continuação de um bom trabalho!Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Olá ainda bem gostaste.
    Por enquanto, só publiquei recursos RED para o 1.º e 2.º anos.
    Obrigada pela sugestão para que eu continue este trabalho.
    Votos de um bom ano letivo, apesar de todas as condicionantes que voltámos a ter.
    Beijinho colega

    ResponderEliminar